Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação
1. P&D
Objetivo: desenvolver novos produtos que demonstrem qualidade, originalidade, aplicabilidade, relevância e viabilidade.
2. Revisão de Formulação
Objetivo: revisar o produto existente, proporcionando melhorias em suas características.
Quando preciso?
• Buscar inovação e competitividade;
• Aumentar a vida útil do produto;
• Se enquadrar as legislações;
• Aumentar o portifólio de produtos;
Quais as vantagens?
• Assegura ao produto conformidade com as legislações;
• Adequação as necessidades e preferências dos consumidores;
• Indicação de procedimentos mais adequados;
3. Teste de Aceitabilidade e Intenção de Compra
Objetivo: por meio da análise sensorial compreender a reação do consumidor frente ao produto e estabelecer critérios de melhoria quanto à aceitabilidade e intenção de compra.
Quando preciso?
• Avaliar a aceitabilidade de novo produto ou uma nova ideia;
• Avaliar a intenção de compra de novo produto ou uma nova ideia;
• Comparar a aceitação com produtos semelhantes.
Quais as vantagens?
• Avaliar a aceitação e intenção de compra do produto;
• Estimar a valorização do produto no mercado;
• Confrontar pontos positivos e negativos do seu produto frente aos concorrente;
• Avaliar a viabilidade de alteração na formulação do produto.
4. Determinação de Prazo de Validade
Objetivo: determinar o tempo aceitável de consumo do produto frente
as condições de armazenamento, exibição e após aberto.
Quando preciso?
• Determinar o prazo de validade para um novo ou existente produto;
• Determinar o prazo de validade ao alterar a formulação;
• Determinar o prazo de validade ao alterar o processamento;
• Correlacionar o prazo de validade e embalagens.
Quais as vantagens?
• Diagnóstico do tempo de prateleira de acordo com as características do
processamento, formulação e embalagem.
• Definir o tempo de consumo com segurança;
• Adequação a legislação.
5. Estudo de Embalagem
Objetivo: indicar ao cliente o tipo de embalagem mais viável e adequado para o armazenamento e comercialização de seu produto, de modo a protegê-lo e conservá-lo, bem como proporcionar visual atrativo ao consumidor
Quando preciso?
• Deseja conservar por mais tempo o produto;
• Pretende valorizar o produto e atratividade;
• Quer diminuir os desperdícios.
Quais as vantagens?
• Embalagem correta pode impulsionar o marketing do produto;
• Escolha do material adequado para o transporte e estocagem do alimento;
• Estar de acordo com à legislação vigente;
• Prolongamento da vida de prateleira do seu produto;
• Melhora na qualidade e aumento da confiança do seu produto.